10 motivos para você planejar uma viagem à África do Sul

Compartilhar este artigo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest

Fizemos uma listinha de 10 motivos pelos quais você deveria começar, hoje mesmo, a planejar uma viagem para a África do Sul.

1º motivo: Vôos diretos

Latam e SAA tem voos ligando São Paulo a Joanesburgo todos os dias.

Uma curiosidade: os voos de ida tem 10 horas de duração, enquanto na volta é tem 12. O vento é frequente e sopra para o leste encurtando a ida e esticando a volta. Bom para quem tem pressa de chegar logo no destino.

Resultado de imagem para latam 767

2º motivo: Não é necessário visto

Não precisar de visto nem mesmo eletrônico é uma vantagem e tanto. Além de economizar uns trocados com burocracias e taxas.

Mas atenção: Você precisa estar com sua vacina contra a febre amarela em dia. Na minha viagem me pediram para mostrar o certificado 3 vezes. Duas no Brasil e uma na chegada.

 

3º motivo: Câmbio favorável / Custos acessíveis

Mesmo com o Real desvalorizado a África do Sul é um país acessível para o nosso poder de compra. Dos principais custos de viagem, a alimentação é o que menos vai pesar no seu bolso. Via de regra, comida na  terra do Mandela é muito barata e muito boa.
Para deslocamentos internos existem companhias low cost como a Mango e a Kulula. Também existe uma boa oferta de hospedagem a preços muito competitivos comparados com os da nossa rede hoteleira, bem como oferta de Airbnb e Guest houses.
Em Capetown o transporte público é barato e funciona bem, além de o Uber não ser caro. De resto, os custos serão no máximo o que você costuma gastar aí na cidade que você mora.

Curiosidade: as células do Rand (moeda nacional) são lindas. Provavelmente as mais bonitas que eu já vi.

4º motivo: Organização e segurança

Por mais que se trate de um país em desenvolvimento e com muita desigualdade, a sensação de segurança que se tem é de um país desenvolvido, especialmente na Cidade do Cabo. Além disso as cidades são limpas e boas para caminhar, se você pretende dirigir o trânsito é cordial e não há muito congestionamentos, as principais estradas do país são muito boas e os carros disponíveis para locação são muito melhores do que estamos acostumados no Brasil, a preços bem similares.

5º motivo: Povo amistoso

Eles são sorridentes e adoram os brasileiros. Sério eles adoram puxar conversa com a gente, contar os segredos dos locais e dar dicas do país deles é também ouvir um pouco sobre o Brasil. É claro que eles também adoram uma gorjetinha e vão fazer de tudo para merecê-la. Mas o importante é que eles vão fazer você se sentir especial.

6º motivo: Diversidade cultural

A África do Sul é um caldeirão cultural e racial. Essa diversidade se demonstra em nomes de cidades e bairros, em sotaques e línguas diferentes, remanescentes dessa junção de diferentes etnias tribais e européias. O apartheid é uma sombra de um terrível e odioso sistema de governo, que não permitiu (e isso não muda da noite para o dia) que a população se miscigenasse, ao contrário do que aconteceu no Brasil. Mas a história de vida e de luta de Nelson Mandela e Desmond Tutu é felicitante e também fazem parte da paisagem e da vida dos sulafricanos.

7º motivo: Vida selvagem

A vida selvagem é uma marca registrada do continente africano e motivo de orgulho do país. A experiência de ter contato com a natureza do jeito que ela é, de ver os animais vivendo na mais plena liberdade e de se sentir apenas um mero observador do mundo é indescritível.

8º motivo: Kruger National Park

Já falei de vida selvagem? Sim, já falei. Mas o Kruger é um mundo a parte. Poder observar a vida selvagem, sem pressa, dentro do seu próprio veículo é uma experiência mágica. Na verdade é difícil traduzir a sensação em adjetivos. Se toda a África do Sul se resumisse exclusivamente ao Kruger, ainda assim valeria a pena a visita.

9º motivo: Paisagens de tirar o fôlego

Desfiladeiros a beira do mar, montanhas rochosas multicoloridas, cachoeiras gigantescas, florestas tropicais e por do sol de cinema na Savana africana. Tudo isso você encontra em um raio de 100 km na África do Sul. 

10º motivo: Promoções sensacionais

Nós últimos meses têm pipocado promoções de passagens com preços por volta de R$ 1.600 para trechos de ida e volta, já com todas as taxas incluídas. Valor excelente, especialmente se considerarmos que o câmbio não está nada favorável para os brasileiros.

11

Olá. Sou o produtor, roteirista, apresentador e editor do Podcast Despachados. Amo viajar e falar de viagens. Um carioca que fala chiando, um geminiano curioso e comunicativo, um piadista inveterado… esses são alguns atributos de minha personalidade inquieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *