10 motivos para você planejar uma viagem à África do Sul
Fizemos uma listinha de 10 motivos pelos quais você deveria começar, hoje mesmo, a planejar uma viagem para a África do Sul.
1º motivo: Vôos diretos
Latam e SAA tem voos ligando São Paulo a Joanesburgo todos os dias.
Uma curiosidade: os voos de ida tem 10 horas de duração, enquanto na volta é tem 12. O vento é frequente e sopra para o leste encurtando a ida e esticando a volta. Bom para quem tem pressa de chegar logo no destino.
2º motivo: Não é necessário visto
Não precisar de visto nem mesmo eletrônico é uma vantagem e tanto. Além de economizar uns trocados com burocracias e taxas.
Mas atenção: Você precisa estar com sua vacina contra a febre amarela em dia. Na minha viagem me pediram para mostrar o certificado 3 vezes. Duas no Brasil e uma na chegada.
3º motivo: Câmbio favorável / Custos acessíveis
Mesmo com o Real desvalorizado a África do Sul é um país acessível para o nosso poder de compra. Dos principais custos de viagem, a alimentação é o que menos vai pesar no seu bolso. Via de regra, comida na terra do Mandela é muito barata e muito boa.
Para deslocamentos internos existem companhias low cost como a Mango e a Kulula. Também existe uma boa oferta de hospedagem a preços muito competitivos comparados com os da nossa rede hoteleira, bem como oferta de Airbnb e Guest houses.
Em Capetown o transporte público é barato e funciona bem, além de o Uber não ser caro. De resto, os custos serão no máximo o que você costuma gastar aí na cidade que você mora.
Curiosidade: as células do Rand (moeda nacional) são lindas. Provavelmente as mais bonitas que eu já vi.
4º motivo: Organização e segurança
Por mais que se trate de um país em desenvolvimento e com muita desigualdade, a sensação de segurança que se tem é de um país desenvolvido, especialmente na Cidade do Cabo. Além disso as cidades são limpas e boas para caminhar, se você pretende dirigir o trânsito é cordial e não há muito congestionamentos, as principais estradas do país são muito boas e os carros disponíveis para locação são muito melhores do que estamos acostumados no Brasil, a preços bem similares.
5º motivo: Povo amistoso
Eles são sorridentes e adoram os brasileiros. Sério eles adoram puxar conversa com a gente, contar os segredos dos locais e dar dicas do país deles é também ouvir um pouco sobre o Brasil. É claro que eles também adoram uma gorjetinha e vão fazer de tudo para merecê-la. Mas o importante é que eles vão fazer você se sentir especial.
6º motivo: Diversidade cultural
A África do Sul é um caldeirão cultural e racial. Essa diversidade se demonstra em nomes de cidades e bairros, em sotaques e línguas diferentes, remanescentes dessa junção de diferentes etnias tribais e européias. O apartheid é uma sombra de um terrível e odioso sistema de governo, que não permitiu (e isso não muda da noite para o dia) que a população se miscigenasse, ao contrário do que aconteceu no Brasil. Mas a história de vida e de luta de Nelson Mandela e Desmond Tutu é felicitante e também fazem parte da paisagem e da vida dos sulafricanos.
7º motivo: Vida selvagem
A vida selvagem é uma marca registrada do continente africano e motivo de orgulho do país. A experiência de ter contato com a natureza do jeito que ela é, de ver os animais vivendo na mais plena liberdade e de se sentir apenas um mero observador do mundo é indescritível.
8º motivo: Kruger National Park
Já falei de vida selvagem? Sim, já falei. Mas o Kruger é um mundo a parte. Poder observar a vida selvagem, sem pressa, dentro do seu próprio veículo é uma experiência mágica. Na verdade é difícil traduzir a sensação em adjetivos. Se toda a África do Sul se resumisse exclusivamente ao Kruger, ainda assim valeria a pena a visita.
9º motivo: Paisagens de tirar o fôlego
Desfiladeiros a beira do mar, montanhas rochosas multicoloridas, cachoeiras gigantescas, florestas tropicais e por do sol de cinema na Savana africana. Tudo isso você encontra em um raio de 100 km na África do Sul.
10º motivo: Promoções sensacionais
Nós últimos meses têm pipocado promoções de passagens com preços por volta de R$ 1.600 para trechos de ida e volta, já com todas as taxas incluídas. Valor excelente, especialmente se considerarmos que o câmbio não está nada favorável para os brasileiros.
11
Olá. Sou o produtor, roteirista, apresentador e editor do Podcast Despachados. Amo viajar e falar de viagens. Um carioca que fala chiando, um geminiano curioso e comunicativo, um piadista inveterado… esses são alguns atributos de minha personalidade inquieta.